Trabalhos desenvolvidos por colegas

Cláudia Conzatti Dal Pozzo, Analista de Planejamento, Orçamento e Gestão – APOG desde 2009.

Caros Colegas, para quem não me conhece ainda, me chamo Cláudia, sou Analista de Planejamento, Orçamento e Gestão há 13 anos, tenho 49 anos de idade, sendo que desde meus 18 anos atuo na área pública, seja diretamente como servidora ou indiretamente prestando consultoria aos municípios.

Minha formação é graduação em “Ciências Contábeis”, pela FARGS (hoje Estácio), Especialização em “Contabilidade, Auditoria e Finanças Governamentais”, pela UFRGS, “Gestão Pública”, pela UFSM, “Direito Administrativo” pela FIJ, e “IFRS Normas Brasileira de Contabilidade”, pela Legale. Atualmente estou cursando a Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais – Direito, no 7º Semestre, no IPA’.

Minhas experiências anteriores foram de 1991 a 2001 na Prefeitura Municipal de Eldorado do Sul, sendo o último cargo efetivo como contadora municipal; de 2001 a 2006 no Instituto Gamma de Assessoria aos Municípios-IGAM atuando como consultora para, aproximadamente, cem municípios gaúchos; de 2006 a 2009 voltei à área pública como contadora-geral da Prefeitura Municipal de Charqueadas (cargo provimento efetivo).

Em julho de 2009 ingressei na Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado – SEPLAG, como Técnico em Planejamento, que passou, a partir de abril de 2010, a se chamar Analista de Planejamento, Orçamento e Gestão – APOG, no Departamento de Orçamento e Finanças-DOF. Em 2012-2013 atuei como professora universitária na FARGS (regime celetista) nas disciplinas de contabilidade pública I e II.

Na SEPLAG, atuei todo período no DOF, inicialmente como setorialista da Educação, auxiliando na elaboração do orçamento, dos controles dos mínimos constitucionais e fui Conselheira do FUNDEB, como representante da SEPLAG. Após trabalhei na elaboração da maior unidade orçamentária do Estado (Encargos Financeiros do Estado – EFE), onde são apropriados os precatórios, serviço da dívida, PASEP, encargos com regime próprio da previdência social dos servidores e outras despesas/encargos que não estão diretamente ligadas a algum órgão. Em 2013 e 2014 fui diretora do DOF, coordenando uma equipe com 16 pessoas nos trabalhos de elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias, da Lei do Orçamento Anual e da formatação técnica da Consulta Popular para inserção ao orçamento. De 2015 a 2020 atuei na Assessoria da Direção do DOF, como principal atuação na elaboração da lei de diretrizes orçamentárias e na coordenação dos orçamentos do IPE Prev e IPE Saúde, nos Encargos Financeiros do Estado, bem como na coordenação da elaboração dos orçamentos dos Demais Poderes e Órgãos autônomos.

Atualmente, estou cedida ao Poder Judiciário (desde de novembro de 2020), atuando como Assessora na Direção Financeira do Tribunal de Justiça, participando do monitoramento do Plano Plurianual-PPA, das discussões da LDO junto aos Poderes, e na elaboração e execução do orçamento anual, bem como em outros temas correlatos ao planejamento e controle, tais como limite do Teto de Gastos para fins do Regime de Recuperação Fiscal, Limites de Pessoal da LRF, estudos das novas legislações correlatas à área de finanças públicas, etc.

A nossa atuação na carreira de APOG nos permite ter a visão do Estado como um todo – permite “enxergar desde a floresta até os galhos de cada árvore”, pouquíssimas carreiras têm esse perfil, e somos valorizados por este conhecimento, pois hoje há muitos APOGs em cargos de chefia, assessoramento e direção, dentro e fora da SPGG.

Assim, com o provimento de novos colegas APOGs podemos ocupar ainda mais espaços, principalmente de “gestão”, ainda não ocupados devido, principalmente, ao número reduzido de servidores que tínhamos na carreira.

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