Trabalhos desenvolvidos por colegas

Minha carreira no serviço público do RS

Alice Lopes de Oliveira
Ingresso como Técnica em Planejamento em 1984

Para os que não me conhecem, possuo Graduação em Pedagogia e Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC/RS, acrescida de Cursos de Especializações nessas áreas. Iniciei minha atuação no serviço público estadual como professora do ensino primário (hoje ensino fundamental). Na função docente transitei por todos os graus de ensino, mas as melhores memórias são as de alfabetizadora de crianças e adultos. Auxiliar um ser a entrar no mundo das letras foi, para mim, uma experiência inigualável.

Minha outra função pública foi como Técnico em Educação, cujo concurso realizei logo depois da graduação em Pedagogia. Atuando na Secretaria da Educação tive aprendizados especiais pelo convívio com profissionais altamente capacitados. Interessante destacar que na SEC trabalhei como Delegada Estadual de Educação em Guaíba, bem como com organização e métodos, e capacitação de recursos humanos. 

Passadas essas etapas, prestei concurso para Técnico em Planejamento e obtive aprovação. Era a nova e última mudança em minha vida profissional. Mas, a atividade continuou semelhante à da SEC, pois fui designada para o setor de planejamento organizacional, agora na Secretaria de Coordenação e Planejamento, o que completou a base para minha futura atuação na área de planejamento governamental como um todo, quer como servidora de carreira, quer após aposentada em funções de Assessoramento Superior ou Direção.

Depois do planejamento organizacional passei a atuar na área social, integrada por educação, saúde, segurança pública e assistência social. Aqui fui Coordenadora por um tempo, apoiada por uma equipe técnica muito capacitada e responsável. As atividades envolviam apoio aos órgãos na definição de políticas setoriais e planificação de ações para sua execução. 

Na continuação desta minha trajetória atuei na área de captação de recursos federais, especificamente, com recursos provenientes do Orçamento da União, focada na busca de recursos, elaboração de propostas para projetos e emendas parlamentares, além de monitorar os recursos disponibilizados para o Governo do Rio Grande do Sul.

Durante a Gestão do Governador Rigotto fui responsável pela estruturação da área de acompanhamento de projetos prioritários da área social e administrativa do Governo do Estado.

Toda a minha experiência técnica foi imprescindível para o exercício de outras funções para as que fui convidada, especialmente, para gerenciar 02 (dois) Concursos para Técnico em Planejamento e atuar como Diretora Administrativa da nossa Secretaria. Foram ações administrativas importantes, pois a primeira ampliou o nosso corpo técnico, que estava bastante reduzido, e a segunda me possibilitou promover uma modernização da infraestrutura da nossa Secretaria (estruturação do Auditório, renovação de equipamentos de informática e de climatização).

Outra área que desempenhei minhas atividades foi no Comitê de Controle e Racionalização do Serviço Público, criado pelo Decreto n° 42 898/2004. Ao ser designada para a coordenação adjunta do Comitê, tive a oportunidade de novas e interessantes aprendizagens, seja pelos conhecimentos dos integrantes do Comitê, pelos contatos com colegas de diferentes setores da Administração e pelo estudo de diversos assuntos oriundos das setoriais. Muitas vezes fomos participantes de discussões com os integrantes dos órgãos, ocasiões que enriqueceram nosso trabalho e oportunizaram crescimento pessoal e profissional. 

O Comitê representou um avanço na gestão pública e originou novo sistema no tratamento da despesa pública, pois concorreu para avaliação da realidade e estudo das necessidades reais da população.

De toda minha experiência no serviço, destaco a riqueza representada pelos colegas com os quais convivi pois sua ajuda e colaboração deram significado aos resultados obtidos. 

Por isso deixo registrada minha homenagem a todos os servidores do Estado. 

Deixe um comentário